segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre as nuvens


Por que as nuvens de chuvas são escuras?

As nuvens de tempestade são escuras simplesmente porque a luz solar não consegue atravessá-las. Chamadas de cúmulo-nimbo, elas atingem até 15 quilômetros de altura, têm, formando a sua parte inferior, um círculo com dez a 20 quilômetros de diâmetro e ficam a mais ou menos mil metros do chão.

A luz solar, quando bate em nuvens desse tipo, acaba sendo refletida, em grande parte, de volta para o espaço. Quem promove essa reflexão da luz são as pedrinhas de gelo e as gotas de água que formam as nuvens cúmulo-nimbo. É verdade que uma parte da luz até passa para as camadas mais.

internas dessas nuvens. Só que, como a nuvem é muito espessa, a luz vai se extinguindo, se extinguindo e... Fica escuro na base delas, ou seja, na sua parte inferior, que é o que avistamos da superfície da Terra.
As nuvens brancas são mais finas do que as nuvens de tempestade.




Tipos de nuvens 
Uma característica que diferencia os variados tipos de nuvens é a altura em que elas se formam, ou onde se encontra sua base e seu topo. Mas, é importante lembrar, que esta altura varia conforme a posição geográfica (latitudinal) da região considerada. Por exemplo, na região tropical a altura mínima (estágio baixo) e máxima (estágio alto) de uma nuvem costuma ser a 2 km e 18 km de altura da superfície respectivamente, enquanto que nas regiões polares e temperadas as distâncias são, respectivamente, 2 km e 8 km, e 2 km e 13 km.



Nenhum comentário:

Postar um comentário