1. Cloreto de potássio e balas de gelatina
O cloreto de potássio é uma substância bastante oxidante. O açúcar é uma substância facilmente oxidável. Já entendeu a relação entre os dois materiais? Ao misturar o cloreto com uma balinha de gelatina (que possui muito açúcar), uma reação de oxidação acontece muito violentamente.
2. Magnésio e gelo seco
Colocar um pouco de magnésio entre dois grandes blocos de gelo seco pode ser uma mistura perigosa. Como você pode ver no vídeo, o magnésio age reduzindo o dióxido de carbono congelado (gelo seco) a carbono, aproveitando o oxigênio para oxidar o magnésio.
3. A reação de Nassau
Essa não é explosiva, mas mesmo assim é muito interessante. Soluções de bisulfato de sódio, cloreto de mercúrio (III) e iodato de potássio são misturadas com quantidades em vários recipientes com quantidades diferentes de água. As reações químicas fazem com que as substâncias mudem de cor rapidamente. E o que faz elas mudarem em tempos diferentes? A quantidade de água, que age dificultando as reações.
4. Peróxido de hidrogênio e iodeto de sódio
Misture as duas soluções descritas acima e você verá a produção de gases coloridos sendo realizada rapidamente (assim como a dissipação). Agora, adicione sabão líquido às reações e o resultado vai ser muito mais incrível. Como os autores do vídeo batizaram, é uma verdadeira "pasta de dentes para elefantes".
5. Potássio e água
Um dos metais com maior facilidade de reação é o potássio. Quando exposto ao oxigênio ou vapor dágua, ele é facilmente dissipado. Agora, quando entra em contato com a água, os resultados são bem mais visíveis. A mistura gera hidróxido de potássio e hidrogênio, que entram em ignição e causam a explosão.
fonte: tecmundo - reacoes-quimicas-incriveis-e-explosivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário