sexta-feira, 18 de maio de 2012

Animes que marcam - Pokemon


 Pokémon                                                                                                              
      É uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red e Blue, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1996.
Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em sua 12ª temporada – e 12 filmes já lançados, além de um 13º já em produção. Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003 e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo, o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo e também de todo o mundo,ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.







Satoshi Tajiri, o criador dos monstrinhos, quando jovem, gostava de entomologia, que consiste no estudo dos insetos e suas relações com o homem. Observando os insetos, ele absorveu o conceito de metamorfose, e assim, criou um jogo em que jogadores batalham usando monstros, que com o passar do tempo e com o ganho de experiência, evoluem e ficam mais poderosos. Foi com essa idéia que em 1994, nasceu Pokémon.
A coleção de jogos pra Game Boy juntamente com outros títulos de estilo plataforma, como Pokémon Stadium do N64, por exemplo, fizeram de Pokémon o segundo jogo mais vendido da história dos games, sendo superado apenas por Mario Bros.











Embora famoso, o anime de Pokémon era e ainda é muito criticado. Um revés que chamou a atenção do mundo antes mesmo do anime ser exibido fora do Japão foi um acidente envolvendo o episódio 38, Porygon, o guerreiro virtual, quando Pikachu libera um choque elétrico para destruir mísseis usados pela equipe Rocket. O efeito da frequência de flashes luminosos da animação original desencadeou reações em telespectadores epilépticos.
Foram cerca de 700 casos documentados após a exibição do programa. Desde então, os efeitos foram trabalhados para evitar problemas em pessoas sensíveis, o episódio foi banido e a produção da série ficou parada por um ano antes de ela ser lançada fora do Japão. Além desse episódio, o desenho foi banido na Turquia, após duas crianças, uma de sete anos e outra de quatro, saltarem da sacada de seus apartamentos em imitação aos personagens do desenho e também na Arábia Saudita, pois o governo alegou que ele estimulava a competição entre as crianças.
 Enredo                                                                                   










O anime conta a história de Ash Ketchum, um adolescente que desde que completou dez anos, idade com a qual pode receber uma licença de treinador de pokémons, viaja através de diferentes regiões capiturando novos pokémons e treinando-os para se tornar “o maior mestre pokémon”. Em cada região participa da respectiva liga pokémon, na qual deve derrotar em batalhas (duelos) um determinado número de líderes de “ginásio pokémon” de diferentes cidades para poder competir no campeonato regional.
Desde que iniciou sua jornada, viaja sempre acomanhado de seu primeiro pokémon,Pikachue de diferentes adolescentes que se juntam a ele ao longo do caminho.

 Personagens principais                                                                                         
Ash Ketchum: É o protagonista da série. Ash sonha se tornar um mestre Pokémon.
Pikachu: Foi o primeiro Pokémon de Ash. No início, não gostava muito de Ash, mas após ser salvo pelo mesmo, se tornou o seu melhor amigo. Pikachu odeia ficar na Pokébola.
Brock: Antigo líder do ginásio de Pewter, ele sonha se tornar o melhor Criador Pokémon do mundo. Brock cuidava de seus vários irmãos, mas após a volta de seu pai à cidade, decidiu acompanhar Ash em sua jornada Pokémon.
Misty: Após ter sua bicicleta destruída por Pikachu, seguiu Ash para faze-lo pagar pela bicicleta quebrada, mas seu propósito muda no decorrer da Série Original. O que acontece é que ela demonstra ter criado profundos sentimentos que uma simples amizade com Ash. Ela adora pokémons aquáticos e odeia pokémons insetos, atualmente cuida do Ginásio Cerulean.
Antagonistas
JessieJames e Meowth: São três membros da Equipe Rocket, uma organização que quer roubar os Pokémon do mundo e usá-los para fins maléficos. Acabam escolhendo o Pikachu de Ash para tentar roubar, mas sempre são interrompidos e derrotados, sempre terminando voando pelos céus. Os três podem ser considerados muito mais anti-heróis do que vilões, já que em determinadas situações se reunem a Ash, Pikachu e os outros para combater um inimigo comum.








Giovanni: Líder da Equipe Rocket, também é o líder do ginásio da cidade de Veridian. Boatos dizem que ele é o pai de Ash pois seu pai desapareceu na floresta de Viridian e Giovanni é o lider de ginásio de Viridian.
Temakou: Apareceu pela primeira e última vez no episódio O Inconsólavel Brock. No começo, se apaixonou por Brock, mas depois que se apaixonou por James da equipe Rocket, largou Brock e quase casou com ele. Quando Ash e Misty estavam combatendo a Equipe Rocket, Temakou usou a Nindorina para revidar. O Poliwhril de Misty acertou um jato de água nela. E depois, Temakou se apaixonou pelo médico e casou com ele.

links

Nenhum comentário:

Postar um comentário