segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Especial Akira Toriyama – A Saga Dragon Ball



Durante a produção de “Dr Slump”, Toriyama produziu diversas histórias curtas, e uma delas era sobre um garoto que lutava kung fu. Inspirado pelos filmes do gênero e pela lenda do macaco chinês Songoku ele criou “Dragon Ball”, um mangá sobre um garoto com cauda de macaco e superforça que sai pelo mundo indo atrás de sete esferas mágicas que, quando reunidas, realizariam qualquer desejo.
Durante a busca pelas esferas, Goku conhece diversos personagens que representam versões mais modernas dos presentes no conto chinês. A intenção do autor era fazer uma história escrachada de humor como “Dr. Slump”, mas o público gostou tanto do lado das batalhas que o editor Torishima pediu para que Toriyama mudasse o foco para as lutas.
Toriyama continuou sua história aumentando a ação, sem perder o bom-humor, e “Dragon Ball” foi se tornando o mangá mais popular da Shonen Jump. E a competição com os outros mangás publicados pela antologia era ferrenha: para se ter uma ideia, durante sua publicação, Goku enfrentou e venceu mangás como “Yu Yu Hakusho” e “Cavaleiros do Zodíaco”.
Diversas vezes Toriyama tentou encerrar o mangá, mas o sucesso de vendas pressionava a Shueisha a esticar a história. E a cada esticada, Toriyama aumentava a história em magnitude: Goku não era mais um garoto com superforça, e sim um alienígena que veio à Terra para destruí-la, mas esqueceu de sua missão ao bater a cabeça. Os personagens começaram a fazer viagens espaciais e encontraram desafios mais poderosos fora da Terra.
A Saga do Cell foi a última “séria” feita pelo autor, e seu plano era encerrar após a derrota do vilão (que em tese seria o ser mais poderoso do universo). Como a editora mandou que esticasse a história, ele decidiu escrachar: o vilão seguinte, a bolota cor-de-rosa chamada Majin Buu era o escracho em forma de lutador por ter uma aparência inofensiva, agir feito uma criança e transformar as pessoas em chocolate. Com a derrota de Buu e a consagração de Goku como o mais poderoso do universo, Toriyama conseguiu encerrar o seu mangá em paz.


“Dragon Ball” ganhou uma série animada que fez sucesso no mundo inteiro, e ela é dividida em três séries distintas: “Dragon Ball” com a vida do Goku criança, “Dragon Ball Z” com o Goku adulto e “Dragon Ball GT” com histórias inéditas (e péssimas) após o final do mangá. O mangá terminou com 42 volumes, e foi publicado durante 10 anos no Japão. Antes da chegada de “One Piece”, “Dragon Ball” era o mangá mais vendido de todos os tempos no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário