domingo, 10 de fevereiro de 2013

CIDADES FANTASMAS: VAROSHA


Essa cidade era conhecida por sua beleza, com suas belas praias e mares, hotéis e boates e vários outros lugares para diversão. Era um um dos grandes pontos turísticos do país e sua beleza atraía pessoas de vários cantos do mundo.
Varosha
E o maior destaque de Famagusta era o bairro de Varosha, com sua paradisíaca praia. A cidade havia nascido para o turismo, mas acabou sendo morta pela política. Naquele verão de 1974, a cidade continuava movimentada como sempre, com milhares de turistas lotando suas praias. Mas poucos sabiam que aquele seria o último verão que passariam ali.
Por causa de conflitos que estavam ocorrendo os exércitos grego e turco, o bairro de Varosha foi invadido (A Turquia queria o reconhecimento de um estado do Chipre, e como isso não aconteceu, invadiram a cidade). Milhares de pessoas foram obrigadas à fugir às pressas. Todas as casas foram evacuadas, assim como todos os estabelecimentos. O exército turco havia tomado conta da cidade e bloqueou o acesso ao bairro, que continua proibido até os dias atuais.
Tudo acabou da noite pro dia. Prédios e casas ficaram abandonados e investimentos de várias décadas foram por água abaixo. Hoje o que sobrou foram as ruínas corroídas após quase 40 anos da invasão. Hoje somente alguns membros do exército turco habitam a região, além de muitas tartarugas marinhas, que adotaram a praia para a reprodução. É o maior complexo urbano abandonado do planeta.
Mesmo com a indignação e condenação de muitos países e da ONU, Varosha continua nas mãos dos turcos. A negociação não terminou ainda e mesmo que o bairro seja devolvido à seus donos, deverá ser totalmente destruída se um dia quiser voltar a ser um belo ponto turístico. Enquanto isso não acontece, veja abaixo algumas fotos da cidade-fantasma:
Varosha
Varosha
Varosha
Varosha
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário