quarta-feira, 15 de maio de 2013

Gokayama e Shirakawa-go – Patrimônio Mundial da Humanidade - Japão


Gokayama significa cinco montanhas, é uma área pertencente à província de Toyama, formada por duas aldeias antigas que sobrevivem a mais de 4 séculos: As aldeias Ainokura e Suganuma são chamados de “Aldeias Gokayama Gassho-zukuri”, e estão registradas como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995, juntamente com a aldeia Ogimachi em Shirakawa-go, província de Gifu.
As vilas antigas ficam em um lugar localizado no Vale do Rio Shogawa, cercado por montanhas e praticamente isolado do mundo. Parece que é um local que parou no tempo e onde a modernidade ainda não chegou. Esse isolamento também reflete no turismo que embora tenha crescido nos últimos anos ainda é escasso.
Gokayama (“Cinco Montanhas”) e Shirakawa-go, em Gifu são famosos também pelo estilo arquitetônico conhecido como Gassho-zukuri, que significa “Mãos em oração”. O Gassho-zukuri é caracterizado por um telhado de palha e por ser bem inclinado, semelhante à duas mãos em oração, que tem como objetivo, evitar o acúmulo de neve durante o rigoroso inverno na região.
Pode aparentar frágil, mas na verdade as casas das aldeias são extremamente fortes, permitindo que as casas resistam às grandes nevascas na região. As casas são grandes, com três ou quatro andares, construídas para abrigar famílias grandes. A casa mais nova construída foi em 1925, durante o Período Taisho.
Alguns dos prédios mais antigos foram construídos durante o Período Edo (1830-1844) ou antes. Na aldeia Aikura moram cerca de 23 famílias, que vivem apenas do campo e produtos agrícolas. O cenário da aldeia, envolta pelas florestas e montanhas nos remete a uma sensação nostálgica e relaxante.
Foi levantada há cerca de 200 anos, embora a vila mais antiga tenha mais de 400 anos. A área tem uma variedade de atrações, além das 20 casas gassho-zukuri, há ainda museus populares culturais, pousadas, templos, santuários e outros locais relacionados com folclore e tradição da região.
 
O ambiente bucólico, incluindo campos, florestas e estradas compõe uma maravilhosa paisagem cênica das aldeias, com as montanhas como pano de fundo e a iluminação durante a noite, fazendo com que a área tenha a aura de um conto de fadas.
Além de conhecer de perto essas aldeias incríveis, os visitantes ainda podem reservar uma estadia em uma das casas “gassho-zukuri” e assim interagir com os moradores amigáveis. Realmente um lugar nostálgico, onde se pode apreciar a natureza e ter a sensação de estar em um lugar onde o relógio parou.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário