quarta-feira, 15 de maio de 2013

Montanhas Dolomitas – Itália



As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, a origem do nome deriva da rocha dolomite. A área dolomítica estende-se entre as províncias de Belluno - que constitui sua parte mais relevante - Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.



O ponto mais alto das Dolomitas é a Marmolada, com 3 343 metros acima do nível do mar. Outros picos importantes são: Piz de Léch, monte Schiara, monte Civetta e monte Antelao. São 18 picos que se elevam a mais de 3.000 metros e apresentam paisagens de montanha fantásticas, com paredes verticais, penhascos, vales estreitos e profundos. 



O local apresenta paisagens espetaculares de importância internacional para geomorfologia marcada por torres, pináculos e paredes de pedra, bastante procurados por montanhistas. É caracterizada por frequentes deslizamentos de terra, inundações e avalanches, também possui um dos melhores exemplos da preservação dos sistemas da plataforma do Mesozóico carbonato, com registros fósseis. 



A região é comumente dividida por Dolomitas Ocidentais e Orientais. As Dolomitas são procuradas nos meses de inverno para esquiar, para montanhismo, caminhadas, escaladas e Base Jumping, bem como parapente e asa-delta no verão e primavera.





fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário