sábado, 28 de janeiro de 2012

dragon ball



Dragon  Ball  


    É um mangá japonês criado por Akira Toriyamae publicado em 42 volumes, inicialmente na revista Weekly Shōnen Jump, a partir de 1986. O mangá deu origem a duas séries de anime que tiveram um enorme sucesso, tanto no Japão como no resto do mundo:Dragon BallDragon Ball Z e ainda Dragon Ball GT, uma terceira série cuja história não se baseia no mangá. O anime Dragon Ball tem sua história baseada nos 16 primeiros volumes do mangá original, e a da seqüencia, Dragon Ball Z, baseia-se nos 26 volumes restantes.





Com elementos da mitologia japonesa, Akira criou um mundo fantasioso, com lutas espetaculares, poderes,dinossauros, máquinas futurísticas e qualquer coisa que sua imaginação permitisse. Tudo começa com o pequeno garoto Son Goku, que mora sozinho na Montanha Paozu. Ele foi achado numa floresta pelo velho Son Gohan que o ensinou kung fu. Numa noite, Gohan foi morto por um monstro misterioso. Ágil, forte e sem nenhum sinal de maldade dentro de si, Goku se difere das outras pessoas por ter um rabo de macaco. A história começa quando Goku conhece a garota Bulma. Ela o convence a ajuda-lá na busca pelas 7 Esferas do Dragão que quando reunidas, invocam o Deus Dragão Shenlong que pode realizar um desejo. Com o tempo, Goku vai crescendo, fazendo novas amizades e livrando o mundo do Imperador Pilaf, as Forças Red Ribbon e o temível Piccolo Daimaoh.










A história baseada na lenda chinesa Jornada ao Oeste, desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.




As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete esferas de cristal alaranjado, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Sheng Long que realiza um desejo (com alguns limites). Depois do desejo ser concedido, as esferas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano.





 Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma (filha de um dos maiores gênios da cidade, o dono da Corporação Capsula - fábrica existente no anime) cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as "Dragon Balls" deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.






 Historia                                                                                              





O início da viagem fantástica de Goku começa com o aparecimento da jovem Bulma que está atrás das esferas. Goku mora nas montanhas sozinho, desde que o seu avô Son Gohan morreu. O objeto que ele guarda como uma lembrança do seu avô é uma das Esferas do Dragão (a esfera de 4 estrelas, que ao decorrer da história se torna a principal para ele, por ser a única lembrança restante do avô). Eles se conhecem nas montanhas, após sem a vê a esfera dele e lhe conta sobre os poderes das Esferas, pede-lhe que ele lhe entregue sua esfera, e conta que descobriu num pergaminho a história de que ao juntar as sete esferas mágicas é possível invocar um dragão chamado Sheng Long e que este pode realizar qualquer desejo que lhe peçam. No entanto, Goku não queria entregar a esfera porque era uma lembrança muito forte do seu avô, e assim decide ir com Bulma atrás das Esferas do Dragão. No caminho conhece muitas pessoas como Oolong (um porco que consegue alterar a sua forma), Yamcha (um bandido do deserto, que depois se torna bom, e um dos     melhores amigos de Goku), Pual (um gato voador com os mesmos poderes que Oolong, que vive com Yamcha), Mestre Kame (um velho mestre de artes marciais, conhecido por homem mais forte do mundo, enquanto Goku era criança e muito "tarado"), Kuririn (um jovem monge que procura os ensinamentos do Mestre Kame e acaba treinando junto a Goku) e Lunch (uma jovem que possui dupla personalidade, que se manifesta ao espirrar,seu cabelo muda de cor e sua personalidade varia entre violenta e bondosa). Além disso conhece Chichi (filha do Rei Cutelo, que foi aluno de Mestre Kame e amigo do avô de Goku), com qual se casa anos depois. Enfrenta muitos perigos e inimigos, como Pilaf (vilão que queria dominar o mundo com as esferas do dragão e acaba enfrentando Goku), o Exército da Red Ribbon (que também queria as esferas, para um motivo pessoal de seu chefe, Goku destrói sozinho todo o exército)e o Rei Demônio Piccolo Daimaoh (monstro de outro planeta que quer dominar o mundo).





 Artes márcias mais KI                                                                      


Característico dos mangás Shounen, Dragon Ball conta com muitos elementos de luta. Inicialmente, os personagens utilizam durante as lutas apenas as técnicas de artes marciais. Neste estilo de luta encontram-se lutadores rápidos, fortes, muito superiores às pessoas normais, porém dentro de um limite tolerável. Até que se descobre como utilizar o Ki (energia interna que flui no interior dos seres vivos), sabendo como utilizá-la, consegue-se concentra-lá em qualquer parte do corpo, possibilitando o uso de técnicas como o Kame Hame Ha (desenvolvida por Mestre Kame). Durante a história, vão aparecendo novos mestres com novas técnicas, e cada vez mais essas técnicas vão se tornando comuns entre os personagens. Aparecem poderes variados, normalmente um para cada personagem, sendo que alguns sabem em média duas ou três técnicas. Sabendo sentir o Ki, uma pessoa pode detectar a presença do seu oponente, e também o seu nível de energia. Alguns personagens desenvolvem técnicas sofisticadas, que podem destruir o oponente em poucos segundos. Todos os personagens no início da saga Dragon Ball Z aprendem a técnica do bukujutsu, no qual se usa o ki para poder voar. Essa técnica foi inicialmente apresentada por Chaos e Ten Shim Ham durante o penúltimo Budokai Tenkaichi (torneio de artes maciais) na fase Dragon Ball. Além do mais é possível controlar o seu Ki. Ou seja, pode diminu-lo suficiente pra ninguém te achar, ou aumentar suficiente para assustar o oponente...






 manga                                                                                               


Escrito e ilustrado por Akira Toriyama, Dragon Ball foi publicado entre 1984 e 1995 na revista Weekly Shōnen Jump e teve 42 edições encadernadas (tankohons)


Em 2006, Toriyama e Eiichiro Oda, autor de One Piece publicaram um one-shot intitulado Cross Epoch, onde personagens de Dragon Ball e One Piece protagonizaram um crossover





No Brasil, o mangá de Dragon Ball foi publicado pela Conrad Editora entre Dezembro de 2000 e Outubro de 2003, a série foi lançada quinzenalmente e divida em 2 títulos distintos: Dragon Ball com 32 volumes e Dragon Ball Z com 51 volumes
O formato usado nas edições brasileiras foi o formatinho e o número de páginas cada volume equivale a metade de uma edição japonesa
A Conrad lançou em Maio de 2005 uma versão com 240 páginas intitulada Dragon Ball - Edição Definitiva, a coleção encontra-se parada no número 16 por conta de uma reestruturação da editora.

 Anime                                                                                               
O anime Dragon Ball é baseado nos 16 primeiros volumes do mangá criado por Akira Toriyama em 1984, e é a primeira parte dos animes da série Dragon Ball, sendo seguido por Dragon Ball Z e depois por Dragon Ball GT. A saga denominada como "GT" só surgiu na versão para anime, pois no mangá original toda a saga foi chamada de Dragon Ball. Já a fase GT não existe em mangá, pois não foi feita por Akira Toriyama, e sim pelo estúdio (Toei Animation), sem a supervisão do seu criador, o que explica alguns erros consideráveis.
Dragon Ball segue as aventuras de Son Goku desde criança até o seu casamento. Esta primeira parte é mais cômica, simples, com grande enfoque no Torneio de Artes Marciais 

Relação com o mangá

Durante o desenvolvimento da maior parte da mangá, o anime estava sendo roteirizado e produzido no seu encalço. Embora isto fizesse com que os episódios fossem transmitidos mais rapidamente, o ritmo resultou numa grande adição de material no anime para prolongar os episódios e impedir que o anime alcançasse o mangá.


 Curiosidades                                                                                   



Desde o início de Dragon Ball até o fim de Dragon Ball Z houveram 187 lutas.

       No Japão a senhora chamada Masako Nozawa faz a voz de Goku e seus filhos Gohan e Goten. As mulheres, por causa da voz mais fina, conseguem imitar vozes de criança com muita facilidade. Masako começou fazendo a voz de Goku na primeira parte da série e quando ele ficou mais velho conseguiu alterar a voz para um personagem diferente. Com os filhos ela fazia a mesma coisa e deixou Akira Toriyama espantado: "Em uma cena em que Goku, Gohan e Goten apareciam juntos, Nozawa Masako conseguiu fazer as três vozes da conversa ao mesmo tempo", disse Toriyama. Aqui no Brasil, Goku também é dublado por uma mulher em Dragon Ball. 

     A magia mais conhecida de Goku (Kamehameha) foi inventada pela mulher de Akira. Ele estava aborrecido dizendo: "O nome do ataque especial do Mestre Kame vai ser alguma coisa com Ha". Quando sua mulher disse Kamehameha. A palavra tinha uma sonoridade muito legal e foi logo incorporada ao personagem. Significado da palavra: "Kame" significa tartaruga e "Ha" significa onda, mas a palavra inteira não tem significado algum em japonês. Por outro lado, Kamehameha é um Deus havaiano. Misturando tudo dá até pra entender porque o Mestre Kame vive numa ilha paradisíaca tem um casca de tartaruga nas costas e sempre usa roupas bem floridas.

    Alguns personagens de Dragon Ball possuem nomes bem diferentes relacionados à comida e algumas outras coisas. Dá para citar vários exemplos como Vegeta que vem da palavra vegetal, Freeza de Freezer, Trunks de calções de banho em inglês e as tropas especiais Ginyu (Leite, em japonês) que têm seus nomes tirados do cardápio do café-da-manhã ocidental. 

   As Mulheres Saiyajins não podem se transformar em super sayajin por isso que no Dragon Ball GT a Pan não se transforma, diferente de Trunks e Goten que ainda novos conseguiam se transformar.

   Piccolo se tornou mais forte que Goku, Vegeta, Trunks e Gohan durante um momento. Quando ele se uniu com Kami-Sama, ele se torno por um tempo o Guerreiro mais forte dentre todos os outros presente na Terra.


   O level Super Saiyajin 4 foi apenas criado para consertar o erro cometido a respeito dos Saiyajins!? Em meados da série Z foi afirmado por Vegeta que dizia a lenda que a cada 1000 anos surgia um Saiyajin com poderes infinitos, ou seja o lendário Super Saiyajin... Acontece que tanto Goku, quanto Vegeta, Trunks, Goten e Brolli também eram Super Saiyajins, por isso criaram o level SSJ4 onde apenas Goku atingiu de forma natural.

   O personagem mais forte de toda a série Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT é a fusão entre Goku SSJ4 e Vegeta SSJ4. Seu nome é Gogeta, e é visto somente em um episódio em toda a série. Poderia ter derrotado Lii Shenlong com somente um ataque chamado 100x Big Bang Kame hame ha, porém pelo fato de possuir uma personalidade muito confiante e brincalhona acaba brincando com o seu adversário e o tempo de sua fusão acaba.




   Satan significa Satanás em inglês. Akira Toriyama queria fazer um trocadilho com "Santa Claus", que significa Papai Noel em inglês. Por ser oriental, ele não conhecia a Doutrina Cristã e não sabia o que significava "Satan". Quando Dragon Ball Z foi lançado nos EUA, o nome do personagem foi mudado para Hercule, por causa do significado do nome original. Assim Akira Toriyama soube o que significa "Satan". Por isso pode-se ver que ele tem um carro com uma placa escrito 666. E assim ele resolveu chamar a filha do personagem de Videl, um anagrama de "Devil", que significa diabo em inglês.

    O Sr. Enma Dai Oh, também existe no anime de Yu Yu Hakusho. A aparência física dos personagens são muito semelhantes, porque no Japão, o Sr. Enma representa, em sua crença, o Juiz dos Mortos.
 A série Dragon Ball Z tem 4 vezes mais episódios que o Dragon Ball GT.
 Existem quatro tipos de fusões: Metamoru (dança), Potara (brincos), Naturais (normais), Absorções (involuntária por um dos fusionados).

    A distância entre a casa de Goku, até o palácio de Kami Sama, equivale a 2070 quilômetros.

    Dragon Ball GT significa Dragonball Grand Tour, e tem este nome devido a, na primeira parte da série, grande parte do tempo é passado em viagem pelo espaço.

    Quando Goku nasceu, seu poder de luta era 2.

    O poder de luta de Goku no início da série Dragon Ball era 10 . E seu poder de luta quando se transformou em Oozaru pela primeira vez era 100.

    A série Dragon Ball e suas derivantes fazem extrema referência tanto a crenças Orientais quanto Ocidentais.

Papel de Parede - Dragon Ball - Voando no Dragão





Nenhum comentário:

Postar um comentário