domingo, 15 de janeiro de 2012

evolução dos logotipos #1

Evolução dos logotipos da TV aberta e a sua historia 



 SBT:  Rede de televisão do empresário e apresentador Sílvio Santos. Já foi conhecida como TV Studios (TVS), nome da emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro. A marca SBT passou a ser usada a partir de 1981.
    
         A empresa faz parte do Grupo Sílvio Santos e, junto das outras 43 empresas do grupo, foi posta como garantia do empréstimo de R$ 2,5 bilhões, ao Fundo Garantidor de Crédito realizado em 8 de novembro de 2010, para salvar o banco PanAmericano. Em 31 de Janeiro de 2011, após a venda do banco, todas as 43 empresas do grupo ficaram livres das obrigações com o FGC.






 Rede Globo:     Fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. É assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, seja elas no Brasil ou no Exterior por meio da TV Globo Internacional.
          
          A emissora é a quarta maior rede de TV pública comercial do mundo e um dos maiores produtores de telenovelas no planeta, sendo parte do grupo empresarial Organizações Globo.

significado do logotipo da rede globo desde 1975 até os dias de hoje



banner G definitivoO famoso globo, na visão de Hans Donner, representa a Terra e o retângulo representa o aparelho de televisão.
Portanto, no geral, o logotipo mostra o globo terrestre (primeira esfera) com um retângulo (a televisão) mostrando o próprio planeta (segunda esfera). É uma idéia muito criativa, genial e filosófica: o homem, com o advento da tecnologia, vê o mundo e tudo o que o cerca diante da TV, inclusive o próprio homem. Talvez essa idéia tenha inspirado o famoso slogan “Rede Globo: a gente se vê por aqui”.



 TV Record:    Foi inaugurada em 1953 por Paulo Machado de Carvalho.
          
        No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos, foi comprada pelo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.    As emissoras co-geradoras da Rede Record são a TV Record São Paulo e a TV Record Rio de Janeiro.




 TV bandeirantes (Band):   Entrou no ar no dia 13 de maio de 1967. Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Adhemar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes. Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad.






 A Redetv:   Entrou no ar no dia 15 de Novembro de 1999, pelos empresários Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho, que compraram as cinco concessões da extinta Rede Manchete. 
  È a mais jovem rede de televisão aberta. entre as 5 maiores redes do Brasil.

  curiosidades sobre a televisão   

          O aparelho foi criado em 1923. Seu inventor, o engenheiro russo Vladimir Zworykin. Profissional renomado, ele teria vital importância no processo, construindo para tal, o primeiro “iconoscópio” da história.
Os primeiros aparelhos custavam entre 6 e 7 mil dólares (atuais). Seu alcance, evidentemente, limitado para poucos. Tão somente, aliás, aos empresários e entusiastas de comunicação.

O primeiro aparelho em cores foi criado nos Estados Unidos. Mas especificamente, em 1954. No Brasil, o seu incremento duas décadas depois. Sua principal incentivadora, a TV Gazeta de São Paulo.

Sua primeira transmissão em cores seria feita em 1972. Seu foco, a chamada “Festa da Uva”, realizada, por sua vez, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
A televisão ganha destaque a partir dos anos 50. No período, a inauguração de três novas emissoras: TUPI (1950), Paulista (1952) e Record (1953).

Nenhum comentário:

Postar um comentário