domingo, 21 de outubro de 2012

Personagens Dragon Ball: Vegeta


 Vegeta                                                                                                                                                  

Vegeta.jpgpersonagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá Sayōnara Son Gokū publicado originalmente em 1988, e no sexto episódio do anime Dragon Ball Z, como o príncipe da raça praticamente extinta de guerreiros alienígenas, chamados Saiyajins. 




Vegeta foi um dos primeiros antagonistas da série, visando utilizar o poder das esferas para obter imortalidade e domínio sobre toda a galáxia. Após o surgimento de inimigos em comum, Vegeta se vê forçado a formar uma aliança com os protagonistas da série. Com o tempo, ele se torna um aliado fiel ao personagem principal da série, Goku. Vegeta é conhecido por sua rivalidade com Goku, pois apesar de todo seu treinamento e sangue real, acreditava que sua força e técnica eram inferiores às dele.


 Concepção e criação                                                                        
































Seguindo a regra para criação de nomes que Toriyama inventou para Dragon Ball, o nome de Vegeta tem origem na palavra vegetal. No filme Dragon Ball Z - O Retorno de Son Goku e Seus Amigos, o irmão de Vegeta, Tarble, é apresentado. Quando os dois nomes são combinados, formam a palavra "vegetable", já que vegetais são o tema de nome para todos os Saiyajins puros da franquia.



 Aparência                                                                                                                                             



A aparência inicial de Vegeta nos mangás é a de um personagem baixo e atarracado, com cabelos espetados e visíveis entradas na testa. Comparado ao personagem principal Goku, Vegeta é bem mais baixo do que ele. Com o desenrolar da série, o estilo de Toriyama se refinou e Vegeta se tornou mais esbelto. Em Dragon Ball GT, a aparência de Vegeta sofre mudanças radicais, com o abandono completo do uso de suas vestimentas Saiyajin em troca de um estilo similar ao de um homem da vida real. No início da série, Vegeta possui uma cauda, que perde em uma luta com Goku e seus aliados. 

 Personalidade                                                                        

Quando Vegeta surge na série, é um personagem sádico, chegando ao ponto de destruir seu companheiro de longa data, Nappa, quando o mesmo não consegue derrotar Goku. Durante esse tempo, Vegeta demonstra um grande desejo por imortalidade e poder. A personalidade de Vegeta muda de assassino cruel para anti-herói vingativo, obcecado por se tornar mais forte do que Goku. Após algum tempo, Vegeta se apaixona por uma amiga próxima de Goku, Bulma, e com ela tem seu primeiro filho, Trunks. Como resultado de seu amor por Bulma e o nascimento de seu filho, Vegeta se torna simplesmente um rival de Goku e escolhe a Terra como um lugar para se estabelecer e viver.



 Habilidades                                                                                                                                            
Vegeta é capaz de criar e fortalecer ataques através de seu ki. Ele tem a habilidade de utilizar a técnica Buku-jutsu para voar. Constantes treinamentos e sua herança Saiyajin lhe deram força, velocidade e reflexos sobrehumanos.
Vegeta usa ataques similares aos dos protagonistas da série, como uma onda de ki similar ao Kamehameha de Goku. Este raio, conhecido como Galick Ho, é usado por Vegeta durante sua batalha com Goku numa tentativa de destruir a Terra. Vegeta depois desenvolve as técnicas Explosão do Super Vegeta e o Resplendor Final, ataques muito mais poderosos do que os anteriores. Em Dragon Ball GT, demonstra um novo e poderoso ataque, o Ataque do Brilho Final, em que dispara um grande raio verde de energia ki que se amplia com a distância.


.
Vegeta possui ainda diversas transformações que aumentam suas habilidades de diferentes formas. No início da série, pode se transformar em Oozaru, que aumenta em dez vezes seu poder, contanto que ainda tenha sua cauda. Ele também ganha a habilidade de se transformar em Super Saiyajin e conforme a série progride, outros níveis mais avançados.
Vegeta pode ainda se fundir com Goku e criar um guerreiro com o poder e habilidades de ambos. Uma das maneiras para tal é através do uso dos Brincos Potara, resultando em Vegetto. A outra forma é pela Dança Metamoru, que cria Gogeta.



 Historia                                                                                                                                                
Vegeta surge na série como um orgulhoso príncipe da raça Saiyajin. Ele visita a Terra com Nappa com o intuito de utilizar as esferas do dragão para desejar a imortalidade. Ele quase não escapa com vida de uma batalha contra Goku. Após se recuperar, Vegeta vai até Namek para fazer um desejo com as esferas: a imortalidade. Ao chegar, Vegeta elimina vários capangas de Freeza e alguns membros das Forças Especiais Ginyu. Posteriormente, é derrotado e morto por Freeza, mas revive com um desejo feito com as esferas. Vegeta decide ficar na Terra, começa um relacionamento com Bulma e se casa com ela, tendo depois um filho, Trunks.

  • Anos depois, Vegeta finalmente se torna Super Saiyajin e derrota com facilidade o Andróide #19, enviado para matar Goku. Porém, mesmo como Super Saiyajin, é derrotado pela Andróide #18. Depois, Vegeta treina com seu filho Trunks e derrota Cell, que havia absorvido o Andróide #17. Porém, sua arrogância acaba por permitir que Cell absorva a Andróide #18 e alcance sua forma perfeita. Vegeta não consegue derrotar Cell e é obrigado a participar de um torneio de artes marciais criado pelo mesmo, em que ajuda Gohan a derrotar Cell em sua forma perfeita.
  • Sete anos depois de tais acontecimentos, Vegeta se deixa consumir pelo poder do mago Babidi, com o objetivo de se tornar mais forte do que Goku. Mas quando o monstro Majin Boo renasce como resultado da energia liberada pela luta dos dois, Vegeta o enfrenta sozinho e se sacrifica tentando derrotar Majin Buu. Depois que Enma devolve a Vegeta seu corpo e o envia para Terra para derrotar Boo, ele se funde com Goku ao usar os brincos Potara, criando Vegetto, que supera a força de Boo. Eventualmente, ele é absorvido por Boo e a fusão acaba. Goku e Vegeta então recuperam os aliados que Boo absorveu, e após mais uma batalha, Boo é derrotado.
Em Dragon Ball GT, Vegeta é possuído por Baby e enfrenta Goku, mas eventualmente se separa do corpo de Baby após a destruição do mesmo. Quando Omega Shenlong surge no enredo, Vegeta se funde com Goku como Super Saiyajin 4 para formar Gogeta, que derrota Shenlong. Ao fim da série, Vegeta se despede de Goku, que lhe deixa a tarefa de proteger a Terra em seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário