quinta-feira, 21 de março de 2013

Os mistérios dos buracos negros


Muitos já devem ter ouvido falar deles e certamente uma boa parte das pessoas acham que eles nada mais são que invenções de filmes de ficção científicas, mas a verdade é que os buracos negros são bem reais e bastante estranhos.

O que são?

BlackHole 
Os buracos negros são pequenas partes do espaço, com tanto material em um ponto que sua gravidade acaba sendo tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar dele, por isso esse nome de buraco negro, pois eles não emitem luz e são extremamente difíceis de ver.
A gravidade é tão forte que depois que se passa do “horizonte de evento” (lugar de onde não se pode mais escapar de sua força), o destino está selado. Mesmo se estivéssemos com uma nave capaz de voar a velocidade da luz com todo combustível no Universo, não seria possível reverter à situação e fugir.

Como surgem?

supermassive-black-hole-110216
Simplificando, os buracos negros nascem de estrelas gigantes, que após queimaram todo seu combustível, simplesmente colapsam e explodem. Rapidamente o núcleo altamente denso começa a sugar as partículas da explosão, criando cada vez mais massa, até o ponto que sua gravidade se torna forte demais mesmo para a luz conseguir escapar.

Como sabemos que existem?

black_hole
Por serem negros, é praticamente impossível vê-los no espaço, afinal sem luz não há o que ver. Então para enxergar um buraco negro é necessário observar a sua volta, pois devido a sua enorme gravidade ele faz com que tudo que tiver por perto sofra sua influência. Assim pode-se descobrir os lugares em que eles estão, mesmo não podendo os enxergar.

Ele são perigosos?

A binary black hole
Não e sim. Por não existir nenhum buraco negro muito perto daqui, eles não são perigosos para nós. Mas se chegarmos perto ou mesmo se um buraco negro passasse voando nas redondezas, as coisas ficariam bem feias e muito provavelmente todo o Sistema Solar seria sugado. Toda sua massa poderia acabar condensada em algo do tamanho de uma bola de futebol ou menor.

Curiosidades curiosas

space-black-hole-stars-nebula-graphics-3d
- No meio de nossa Galáxia existe um buraco negro supermassivo, que possui milhões de vezes a massa do Sol;
- Alguns teóricos acreditam que buracos negros possam gerar novos universos e que eles seriam a maneira de nosso Universo se reproduzir;
- Dependendo da massa do buraco negro, apenas uma colher de sopa pesaria o tanto quando a Terra;
- Existem buracos “voadores” que ficam dando voltas pelo Universo e sugando tudo por onde passam, felizmente não há evidências de que algum está vindo em nossa direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário