quarta-feira, 26 de junho de 2013

O misterioso Efeito Mpemba

agua


A água é estranha

A água é uma coisa muito estranha, além de ser um dos ingredientes básicos da vida, ela também é conhecida como o “solvente universal” graças a sua capacidade de se misturar e dissolver os mais variados elementos que podemos imaginar.
Além disso, ela é uma das poucas coisas que encontramos no três estados (líquido, sólido e gasoso) na natureza. E ela também tem algumas características estranhas, como o fato de expandir quando congelada, algo totalmente contrário ao normal.
Mas tudo isso é pouco perto de uma das coisas mais bizarras que essa substância faz:

Efeito Mpemba

Todo mundo sabe que, a zero graus, a água congela. Logo nós pensamos que, quanto mais perto dessa temperatura, mais fácil de congelar a água, só que isso não é uma certeza.
IceCubes
Em 1969, na Tanzânia, um aluno do segundo grau, chamado Erasto Barthlomeo Mpemba, notou algo muito interessante enquanto fazia sorvete: A água parecia congelar mais rápido quando ele a usava morna. Vendo aquilo, ele foi conversar com seus professores, que até mesmo riram do rapaz.
Contudo ele não desistiu da ideia e enfim sua descoberta foi aceita pela comunidade científica, e esse estranho fenômeno ficou conhecido como Efeito Mpemba.
Muitos cientistas ainda não descobriram a causa de efeito.. Mas existem teorias, como agitação de moléculas, e o choque de temperatura. Agora, quando você for fazer gelatina nunca esqueça de seu efeito Mpemba! 

Um comentário:

  1. Ah, por isso que quando faço gelatina, só dá certo quando eu ponho a água morna.

    ResponderExcluir