sexta-feira, 19 de abril de 2013

Como é um avião cargueiro por dentro?


Os supercargueiros são usados para fins civis e militares e se constituem hoje como um dos meios de transporte mais rápidos e robustos do planeta
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Verdadeiros monstros, que dormem e se alimentam em terra, capazes de transportar toneladas e mais toneladas de carga em pleno ar. Pode-se dizer, sumariamente, que os aviões cargueiros impressionam não só nos quesitos dimensões e capacidade de transporte; estes colossos voadores desafiam as leis da física e se constituem como máquinas dignas de admiração.

Atualmente, várias aeronaves prestam serviços de transporte; falaremos, nesta matéria, sobre os “All Cargo” ou “Full Cargo”, um dos três tipos de voadores especializado no transporte de cargas (os aviões do tipo “Full Pax”, por sua vez, são destinados a passageiros; os do tipo “Combi” configuram-se como uma espécie de misto, pois podem transportar passageiros e cargas).

Como é um avião cargueiro por dentro?


O espaço destinado ao armazenamento de cargas está localizado nos decks superior ou inferior destes tipos de aviões. O uso destas aeronaves é feito por civis e militares, e a produção delas não conta com tiragens massivas – isto é, poucos cargueiros são montados de tempos em tempos. Acompanhe a lista a seguir e fique por dentro desses gigantes com asas.

O maior do mundo é ucraniano


Sim, apesar de ouvirmos – e sabermos – que o poderio bélico e tecnológico norte-americano é o mais temeroso do planeta, o maior avião cargueiro do mundo é ucraniano. O Antonov An-225 Mriya (mais conhecido como An-225 Mriya) foi desenvolvido para transportar outros aviões dentro de si (como Jumbos e Boeings sem asas – até o ônibus espacial russo já “pegou uma carona” em cima desse monstro).

Especificações:
Propulsão: 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 229,50 kN de empuxo cada);
Peso máximo de carga suportado: 253 toneladas;
Envergadura de asa: 88,4 m;
Comprimento: 84 m;
Velocidade: 865 km/h;
Altura do cargueiro: 18,1 metros (excluindo o trem de pouso);
Dimensões de cargas suportadas: 35,97 m de comprimento; 6,4 m de largura e 4,39 m de altura;
Autonomia de voo com carga máxima: 4.500 km; e
Tripulação: 7 pessoas.

Como é um avião cargueiro por dentro? 
É possível carregar até um ônibus espacial no "teto" do gigante

Como é um avião cargueiro por dentro?
Para se ter uma noção da dimensão do compartimento de carga...


    Dizem que o piloto escolhido para operar este colosso duvidou das capacidades de voo do avião monstruoso. “Isso não pode voar. Um troço desses não tem como sair do chão!”, fora a suposta fala do comandante.

    Como é um avião cargueiro por dentro?
    "Esse troço não tem como sair do chão!", disse o primeiro piloto.

    Há, no mundo todo, apenas dois Antonovs. Eles foram construídos no final da década de 1980 como parte do programa espacial russo. O An-225 utiliza mais de 95.000 litros de combustível para percorrer uma distância de pouco mais de 4 mil quilômetros; o local de armazenamento de carga fica localizado no nariz da aeronave.

    Grandes volumes e “pouco” peso

    O Airbus A300-600st, conhecido como Beluga, não possui tanto poder de suporte de carga como o An-255. A especialidade deste outro gigante é volumétrica: mesmo suportando até 47 toneladas em seu interior, esta aeronave é usada no transporte de peças e de fuselagem de aviões. A construção do Beluga foi feita em três anos, e seu primeiro voo foi feito em 1994.

    Especificações:
    Propulsão: 2 motores GE CF6-80C2A8, com empuxo de até 120 kN;
    Peso máximo de carga suportado: 47 toneladas;
    Área de asa: 122,4 m²;
    Distância entre os eixos: 11,05 m;
    Autonomia de voo (com carga total): 1.666 km;
    Comprimento da cabine: 37,7 m; e
    Diâmetro de fuselagem: 7,31 m.

    Como é um avião cargueiro por dentro?
    Uma rampa especial é usada durante o carregamento

    Como é um avião cargueiro por dentro?           
    O cargueiro em pleno voo que suporta até 47 toneladas. 

    A iluminação do compartimento de carga é feita por lâmpadas cravadas no chão do Beluga. Para que este gigante possa ser totalmente carregado, rampas especiais precisam ser usadas. A arquitetura dele é baseada na do A300-600 – a principal mudança é na fuselagem, que ganhou uma porta “clamshell” na parte frontal.






     Um cargueiro militar robusto

    Criado para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), o Boeing C-17 Globemaster III ficou em desenvolvimento durante cerca de dez anos (entre meados da década de 1980 até o início da de 1990). As funções desta aeronave se concentram em desempenhar serviços militares, tais como transporte aéreo tático de tropas e de cargas, evacuação médica e lançamentos aéreos.

    Especificações:
    Comprimento: 53 m;
    Envergadura de asas: 52 m;
    Propulsão: quatro motores Pratt & Whitney F117-PW-100 turbofan com cerca de 180 kN de empuxo;
    Tripulação de operadores: 3 pessoas (piloto, copiloto e loadmaster);
    Peso de carga máximo suportado: 77,5 toneladas;
    Medidas do compartimento de carga: 26,82 m de comprimento por 5,49 m de largura e 3,76 m de altura; e
    Velocidade aproximada: 833 km/h.

    Como é um avião cargueiro por dentro?Cargueiros prestando serviços militares.

    Como é um avião cargueiro por dentro? Depois de dez anos de desenvolvimento, o militar opera normalmente. 


    Como é um avião cargueiro por dentro?Evacuações e transporte de soldados são também funções deste avião. 
    Para que a entrada de objetos ou entulhos estranhos seja evitada durante o pouso do C-17, os motores contam com um escape reverso para cima e para frente (como um “superexaustor). Este ameaçador monstro militar é capaz de carregar até 120 paraquedistas.


    Uso exclusivo no transporte de peças

    Devido à demora no transporte de peças via terra e mar para a construção do Boeing 787, a Boeing Commercial Airplanes decidiu montar, em 2003, um cargueiro capaz de carregar boa parte do esqueleto do 787. Surgiu assim o Boeing 747 Dreamlifter (ou Large Cargo Freighter), capaz de levar as partes do avião comercial pelo globo todo.

    Especificações:
    Propulsão: quatro motores PW 4062;
    Tripulação suportada: 2 pessoas;
    Comprimento: 71,68 m;
    Envergadura de asas: 64,4 m;
    Peso máximo suportado: cerca de 18 toneladas;
    Capacidade máxima de tanque de combustível: 199.550 litros; e
    Atura do cargueiro: 21,54 m.

    Como é um avião cargueiro por dentro?Construído para ajudar a construir outros Boeing 787.

    Como é um avião cargueiro por dentro?           O interior: desenvolvido para o tranporte de peças e fuselagem. 

    Durante três anos de montagem, o Boeing 747 Dreamlifter ficou pronto em 2006. Depois de realizar mais de 400 horas de voo de testes e passar cerca de 650 horas em terra também sob avaliação, o cargueiro foi finalmente certificado em 2007.

    ....
    A maioria das aeronaves existentes é comercial (do tipo “Full Pax”, conforme mencionado nos parágrafos iniciais deste texto). A altitude média atingida pelos aviões comuns (e não militares) é de 11.000 m (ou 32.000 pés) – tudo a prezar pelo gasto econômico de combustível e desempenho pleno das funções objetivadas.
    Os cargueiros, todavia, apresentam especificações e missões distintas das convencionais. Eles são naturalmente mais lentos, “desengonçados” e bastante maiores quando comparados aos comerciais. Mas, ainda assim, parece que os colossos voadores são – e continuarão sendo por algum tempo – um dos meios de transporte mais rápidos e robustos do planeta.


    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/aviao/38654-como-e-um-aviao-cargueiro-por-dentro-.htm#ixzz2QwE1xbOm


    Um comentário:

    1. O maior medo que tenho do Antonov é ele cair na minha cidade. Se isto acontecer, em Hiroshima e Nagazaki não terá acontecido nada...
      Ademais, se a turma do Bin Laden estivesse de Antonov, os Estados Unidos não existiriam mais...
      1ª conclusão: o Antonov é um perigo para o mundo!
      O ministro do meio ambiente do Níger na África fala de uma sufocante e renitente poeira de areia suspensa sobre a capital Niamey, soprada do deserto vizinho ao aeroporto internacional daquela cidade. Segundo o ministro o estrago foi deixado por um Antonov que um dia há 10 anos atrás de lá decolou a serviço do Rally Paris-Dakar...
      2ª conclusão: o Antonov é solução e problema.
      Ainda bem que o Antodez ficou só nas pranchetas de Kiev e de Moscou...:)

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