domingo, 28 de abril de 2013

Fenômenos raros


Skypunch - É um grande vazio circular ou elíptico que pode aparecer nas nuvens cirrocumulus ou cúmulos. Tais orifícios são formados quando a temperatura da água nas nuvens está abaixo de zero, mas a água não está congelada até mesmo devido à ausência de partículas de nucleação de gelo. 
Quando se formarem cristais de gelo irá iniciar um efeito dominó, devido ao processo de Bergeron, causando gotículas de água em torno dos cristais de evaporar: isto deixa um buraco grande, geralmente circular na nuvem. 
Acredita-se que a introdução de um grande número de pequenos cristais de gelo na nuvem começa este efeito dominó de evaporação, que cria o furo. Os cristais de gelo pode ser formado através da passagem de aeronaves, têm muitas vezes uma grande redução na pressão por trás das pontas de asa ou hélice. 
Supercélula - tempestades em rotação - Uma supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem). Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. 
Das quatro classificações de tempestade (Supercélula, multicélula, unicélula e linha de tempestades) As supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas. 
Esses sistemas estão frequentemente isolados de outras tempestades, e podem dominar o clima local por cerca de 32 km de distância. Causam chuvas muito volumosas, produzem muitos raios e ventania.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário