quarta-feira, 26 de junho de 2013

Animações que marcam: Scooby-Doo



Scooby Doo era um desenho muito louco que misturava terror e comedia, voltado a um estilo dos anos 70, 80, o que lhe tornou muito marcante por crianças e adultos, as minhas series mais favoritas, "cade você Scooby Doo" e "13 fantasmas do Scooby Doo". Sua temáticas eram as mais marcantes, tanto pelo estilo Beatles, sua trilha sonora então, uma verdadeira nostalgia! 

O desenho foi criado pelo desenhista Iwao Takamoto em 1969 para o estúdio Hanna-Barbera. A animação foi encomendada. De acordo com a Comissão de Pais dos EUA, os desenhos disponíveis na época, como Herculóides e Space Ghost, eram considerados violentos demais.

Constituído por um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um cachorro falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmasmúmias,monstros e terríveis vilões.




A formula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos intrometidos e esse cachorro idiota". Esse bordão faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados. 




A animação começa na rede CBS americana em 13 de setembro de 1969, com Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Cadê Você?). Os personagens foram criados por William Hanna e Joseph Barbera, pelo executivo da CBS Fred Silverman, pelos roteiristas Joe Ruby e Ken Spears e pelo desenhista Iwao Takamoto (O pai do Scooby - Doo). O título original era "Who's Ssssscared?". Fred Silverman queria um show que misturasse comédia e mistério, na mesma linha da sitcom americana "Dobbie Gillis". Os primeiros desenhos eram muito assustadores e foram rejeitados.

Se formou varias outras series depois da inicial, dando destaque para: "Scooby Doo e Scooby Loo", "13 fantasmas de Scooby Doo",  "O que há de novo Scooby Doo?", "O pequeno Scooby Doo", as outras series mais recentes não foram exibidas na tv aberta brasileira.. Nos EUA é produzido novas series atualmente. 

Curiosidades



O nome foi inspirado na canção "Strangers in the Night", de Frank Sinatra. A idéia surgiu de um trecho da música que diz "dooby dooby doo".

Scooby é um cachorro da raça dinamarquesa Great Dane.

O nome verdadeiro de Scooby é Scoobert, e o de Salsicha é Norville Rogers 

Em 8 de janeiro de 2006 o criador do desenho, Iwao Takamoto, faleceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, em decorrência de problemas cardíacos. Ele tinha 81 anos.

É a segunda série com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo para Os Simpsons, com esmagadoras 24 temporadas e mais de 500 episódios.

teve uma citação no desenho South Park, onde o modelo da animação era satirizada, substituindo a grupo da animação pela banda metal Korn 



Viva a nostalgia 



2 comentários:

  1. transformar em milho!
    kkkkkkkikkkkkkk
    eu ri muito desse episodio de south park!!

    ResponderExcluir
  2. um dos melhores episódios, na minha opinião..

    ResponderExcluir