sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Monte o seu post: Os smartphones podem ser os consoles do futuro?

Ola gente! hoje abrimos a serie de posts, do qual você poderá interagir, deixando sua opinião sobre um assunto aqui no blog! A estreia começa com a matéria do Felipe, que quis deixar uma brecha de seu trabalho feito na sua universidade. 
Para mandar sua matéria, envie para:  SA_superanonimo@hotmail.com
E boa leitura! 

Os smartphones podem ser os consoles do futuro?




Uma visão geralde como os jogos avançaram nos smartphones e se no futuro eles poderiam tomar o lugar de consoles portáteis, como o PSP e o Nintendo DSi.

   Os smartphones vêm ocupando o lugar de inúmeros outros dispositivos móveis e com isso tornaram-se item indispensável para a realização das tarefas do dia a dia. As facilidades oferecidas pelos smartphones vão desde a realização de transações bancárias à distração para os momentos de lazer, e muitos de nos utilizamos nossos smartphones para lazer independente se você tem um BlackBerry, HTC, Samsung ou alguma outra.
   Com isso, o mercado de aplicativos de jogos tem se destacado e muitas empresas estão aproveitando o momento para gerar lucros: em 2012, os brasileiros gastaram cerca de US$ 285 milhões em aplicativos de jogos. Resta saber: os smartphones poderão um dia vir a substituir os consoles portáteis de jogos?
   Se você perguntar a um aficionado por esses consoles, a resposta imediata será não. Isto porque, segundo os especialistasnesses jogos portáteis, os smartphones não possuem a ergonomia dos consoles móveis e nem a sua rapidez de resposta. Apesar do amor desses consumidores por seus consoles, uma pesquisa da IDC nos Estados Unidos afirma que os jogos pagos para smartphones vão superar os títulos lançados para consoles portáteis até o final de 2013. O estudo afirma que o número desses aparelhos e de seus jogos enviados às lojas terá queda nas vendas de 7% ao ano até 2017. Por isso, amantes do PSP, comprem seus consoles enquanto podem!


   O motivo, segundo o estudo, é que os jogos pagos para smartphones são mais baratos, custam a partir de um dólar, e permitem que diversos deles possam ser instalados nos celulares smartphones, tais como: BlackBerry, HTC e Samsung. As pessoas agora podem baixar e atualizar novos jogos sem ir a uma loja para comprar cartuchos. Além disso, estes jogos para smartphones que são mais simples atraem o jogador casual. Algumas empresas até desenvolveram tecnologias que permitem às pessoas jogar seu jogo predileto diretamente no televisor, utilizando seus smartphones ou tablets.
   Mais além, alguns já estão apostando em dispositivos “mórficos”. Ficou interessado? A ideia é que, ao enviar um comando elétrico através do material sensível de que seriam feitos os smartphones, o aparelho mudaria sua forma conforme o uso num determinado momento. Imagine um smartphone comum que pode mudar de forma para se tornar mais confortável para jogos, ou ainda assumir outra forma para que você possa assistir a vídeos, ou mesmo esconder o que está lendo ou vendo de pessoas estranhas.


   Os cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, estão tentando transformar esta ideia futurista numa realidade. Liderados pela pesquisadora Anne Roudaut, o grupo publicou um trabalho científico para a Association of Computing Machinery (ACM). Eles estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de eliminar as diferenças entre smartphones, tablets e console de games, com materiais que memorizam formas diferentes e que por isso podem se transformar a um simples comando do usuário.

   Impossível? Por enquanto ainda está em fase de testes, mas eu poderia jurar que em dois ou três anos veremos esta belezinha circulando por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário